Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2010

Júlio Pereira \ Dulce Pontes

Júlio Pereira - Celtibera

 

 

Júlio Pereira - Spot TV

 

 

Júlio pereira - Faro Luso

 

 

Júlio Pereira - Dariton

 

 

Dulce Pontes - Por Amor a Portugal

 

 

Dulce Pontes - Canção do Mar

 

 

Júlio Pereira - Escrever o Sol

 

Júlio Pereira é um nome bem conhecido do público português pela sua determinação na pesquisa das raízes da nossa música tradicional, que conta no seu extenso currículo com colaborações com nomes fundamentais como José Afonso ou José Mário Branco, bem como com artistas estrangeiros, sendo mesmo o único músico nacional a ser distinguido com um Grammy Award.
Júlio nasce a 22 de Dezembro de 1953 em Moscavide e desde criança que se interessa por música, começando logo aos oito anos a aprender a tocar banjo e bandolim. A guitarra surge um pouco mais tarde, levando-o a tocar em grupos locais de baile. Por volta de 1972, edita o seu primeiro single integrado no grupo de rock Play-Boys. Em seguida, forma nova banda rock, os Xarhanga, e grava mais dois singles. Em 1973, já está noutro grupo, os Petrus, que lançam nesse ano um álbum intitulado "Mestre".
Por alturas do 25 de Abril de 1974, é convidado por José Mário Branco (que conhecera no ano anterior) a tocar na peça de teatro "Liberdade, Liberdade", que tem música de de Fausto.
Um ano depois, participa nos discos "Um Beco Sem Saída" de Fausto, "Lutar, Vencer" José Jorge Letria e "Que Nunca Mais" de Adriano Correia de Oliveira. Nesse ano, colabora ainda com outros compositores em temas e peças de teatro com um forte pendor de intervenção social e política.
Em 1976, grava o seu primeiro álbum a solo intitulado "Fernandinho Vai Ao Vinho", um disco muito popular, que é um marco na sua carreira. Editado numa época de rescaldo da Revolução, o álbum trazia algo de novo à música nacional, retratando com humor um período particularmente difícil da nossa história. Ainda em 1976, destaca-se a sua participação no disco "Com As Minhas Tamanquinhas" de José Afonso.
Dois anos depois, Júlio Pereira regressa com novo álbum, "Lisboémia", que seguia as linhas orientadoras do seu trabalho anterior. Ainda em 1978 regista mais colaborações com músicos como Jorge Palma, José Barata Moura.
No ano seguinte, edita "Mãos De Fada ", o seu último disco não-instrumental, que, no entanto, não tem o mesmo sucesso dos anteriores e participa no álbum "Fura Fura" de José Afonso, o qual acompanha em concertos por toda a Europa.
Em 1981, lança o álbum "Cavaquinho", um trabalho que veio abrir novas portas à música portuguesa, totalmente instrumental, resultado de uma longa investigação que procurava reabilitar esse instrumento popular, que entretanto caiu em desuso.
No ano seguinte, fica ligado a um disco histórico da música portuguesa, "Por este Rio Acima" de Fausto.
Em 1983, é editado "Braguesa", um álbum na linha do anterior, em que desta feita é a viola braguesa o instrumento que merece a sua atenção. Ainda nesse ano, estreia-se na direcção musical em "Como Se Fora Seu Filho" de José Afonso.
No ano seguinte, grava o seu terceiro disco instrumental intitulado "Cadói", um álbum que funde tradição e electrónica, e que é considerado o melhor do ano pela crítica
Em 1985, os seus três discos instrumentais são reunidos num só, intitulado "Portugal By Júlio Pereira", que se destinava ao mercado europeu.
No ano seguinte, é lançado "Os Sete Instrumentos", mais um álbum instrumental que é bem recebido pelo público e pela crítica, sendo mesmo distinguido com o Prémio RDP.
Em 1987, Júlio Pereira regressa com "Miradouro", um disco luxuoso que reflecte, a cada música, a paisagem musical do país. O álbum, com distribuição internacional da Virgin, chega a Disco de Ouro em apenas uma semana. Nesse ano, são de registar ainda as suas actuações em Inglaterra, Espanha, Holanda ou Cabo Verde.
Em 1990, grava "Janelas Verdes", um disco em que homenageia, em cada tema, pintores nacionais (de Graça Morais a Júlio Resende, passando por Júlio Pomar).
Dois anos depois, é a vez de "O Meu Bandolim", um álbum instrumental que segue as pisadas de "Cavaquinho" e "Braguesa".
Em 1994 lança "Acústico", um álbum onde Júlio toca viola braguesa e cavaquinho, e que tem a participação de Maria João.
Passados dois anos, colabora na gravação do álbum "Santiago" dos Chieftains, que vence um Prémio Grammy na categoria de "Melhor Álbum de World Music".
Em 1997, Júlio Pereira produz o álbum de estreia de João Afonso (sobrinho de José Afonso) e faz parte do projecto Maio Maduro Maio, ao lado de José Mário Branco e Amélia Muge.

AGORA,no século 21 Júlio Pereira "a dar cartas" na música Portuguesa.

 

Destacam-se as músicas: Celtibera , Faro Luso e Escrever o Sol.

publicado por zetrix às 19:19
link do post | comentar | favorito

.JUZÉ

.pesquisar

 

.Videoclipes

. Musica Portuguesa

. Várias

. Várias 2

. Várias 3

. Várias 4

. Várias 5

. Várias 6

. Santamaria \ Mesa

. Tony Carreira \ Mickael C...

. Júlio Pereira \ Dulce Pon...

. Dora \ Rao Kyao \ Mariza

. Lena d'Água \ Setima Legi...

. Emanuel \ Broa de Mel

. Mónica Sintra

. Fúria do açucar \ Xutos e...

. Roberta Miranda \ Kátia

. Irmãos Verdades \ Duo Our...

. Ivete Sangalo \ Rebeca

. Quim Barreiros \ Zezé Di ...

. Ruth Marlene \ Gilyto

. Mercado Negro \ Lara Li

. Iris \ Just Girls \ 4Tast...

. Vanessa da Mata \ Israel

. Romana \ Zé Café & Guida

. Kaoma \ Rosana

. Roberto Leal \ Adelaide F...

. Sabrina \ Os Azeitonas

. Bruno e Marrone\M3 \ Ary

. Vitor Espadinha\ Ana Mour...

. Diapasão \ José Alberto R...

. Rita Guerra \ Zeca Afonso

. Lura \ Cesária Évora

. F. C. Marques \ Daniela M...

. Rita Lee \ Adriane Garcia

. Ana Malhoa \LF Music\ Xan...

. Antonio variações \ Sitia...

. Carlos Paião\Toranja\Fabi...

. Iran Costa \ Sergio Mende...

. Doce \ Cândida Branca Flo...

. Aviões do forró \ Claudis...

. Tayti \ Ana Duarte

. Banda Calipso \ Baby Cons...

. Martinho da vila \Clara N...

. Dino Meira \ Fatima Ferre...

. Calcinha Preta \ Terra sa...

. Da Vinci \ Império dos Se...

. Fafá de Belém \ Roberto C...

. Kussondulola \ Perlla

. Nemanus \Gama \Gil Semedo...

. Séries - Músicas dos gené...

.tags

. todas as tags

.links

.Junho 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30